Parir é transgressor
Compartilhe
Dias desses recebi um convite muito especial: escrever o texto de abertura da exposição Portal da Vida – múltiplos olhares sobre a beleza de parir. A exposição reúne imagens de 20 fotógrafas de parto de vários lugares deste Brasilzão. As fotos foram escolhidas por voto popular. E – felicidade! – fui selecionada a estar entre esse grupo de profissionais incríveis (Minha foto é essa aí embaixo).
O texto que escrevi é uma profunda reflexão sobre os direitos da mulher. Em especial, o direito de ser respeitada. Não apenas no parto, mas na vida.
Portal da Vida
Múltiplos olhares sobre a beleza de parir
É preciso muita ousadia para parir. A decisão pelo parto humanizado é um processo complexo em que, nós, as mulheres que parimos, somos a resistência. Não basta querer. Tem que querer muito. É preciso informação. Porque desejar ter um parto, dentro da realidade obstétrica que vivemos no Brasil, implica nadar contra a corrente. Implica questionar um sistema que encara a mulher como coadjuvante de seu próprio parto. Que a faz acreditar na imperfeição do seu corpo. Roubar de uma mulher a incrível experiência de um parto com respeito é uma das formas mais cruéis de violência que pode existir.
Como fotógrafas, queremos ajudar a transformar o atendimento ao parto no Brasil. Queremos tornar realidade para todas as mulheres o parto com respeito. Com esta exposição, estamos um passo mais perto de alcançar esse sonho. Porque a gente sonha junto.
As 20 imagens expostas foram escolhidas pelo voto do público, a partir de uma mobilização nas redes sociais que atingiu mais de 100 mil pessoas em apenas 72 horas. As fotos que fazem parte desta exposição revelam a beleza de mulheres dando à luz, um resgate da ancestralidade feminina e da crença de que são capazes de parir. É uma fotografia transformadora.
A exposição é uma iniciativa do Portal Hora Dourada, uma rede nacional de fotógrafas de parto e de grupos de gestantes, que tem o compromisso de disseminar informação de qualidade a respeito do parto humanizado. Acreditamos que a fotografia de parto é capaz de transformar o mundo. Sim, a gente sonha grande.
Por Luciana Zenti
©Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total deste texto, desde que citada a autora e a fonte. Não pode ser utilizado para venda ou qualquer fim comercial.