Blog
O nascimento do Theo
Cada parto tem seu tempo. Cada bebê tem seu tempo. Cada mulher tem seu tempo. Theo nasceu no tempo. Que tempo? O tempo dele. A gente devia era largar mão de medir a experiência de parto pela quantidade de horas. Parar de contar quanto tempo tem uma vida. E colocar mais vida no nosso tempo. O do parto, principalmente. Ainda dá tempo.
Ler maisO nascimento do Joaquim
Eu e a Veridiana passamos um tempo juntas, só nas duas, no Centro Obstétrico. O sorriso que não escondia a ansiedade. O coração que quase sai pela boca. Então eu coloquei a câmera de lado por um tempo. Conversamos, demos risada, celebramos a chegada do Joaquim. Ser fotógrafa de parto é isso. Não tem como deixar o coração lá fora.
Ler maisO nascimento do Tom
Durante o trabalho de parto, a Bruna escolheu seu cantinho. E ali ficou, até parir. Passou quase todo o tempo mergulhada na banheira e nas próprias emoções. Esta é a história de um parto no banheiro, do início ao fim. Porque não importa qual, onde e o tamanho do lugar. O que importa é que ele esteja inundado de amor.
Ler maisO nascimento da Ana Flávia
Aquele momento lindo em que o obstetra convida o pai, que também é médico, a receber a filha nos braços na hora do nascimento. E assim Ana Flavia chegou ao mundo: em um ambiente de puro amor. Do ventre da mãe direto para as mãos do pai. Parto humanizado. Precisa dizer mais?
Ler maisÉ possível ter um parto humanizado no SUS?
Eu acredito que bons exemplos na saúde pública devem ser como o dente-de-leão, aquela florzinha que criança gosta de assoprar pra ver voando as sementinhas. E todo mundo precisa assoprar boas sementes por aí. Foi fotografando partos respeitosos no SUS que passei a assoprar essa semente. Se queremos defender o parto humanizado, não podemos deixar de...
Ler maisParir é transgressor
É preciso muita ousadia para parir. A decisão pelo parto humanizado é um processo complexo em que, nós, as mulheres que parimos, somos a resistência. Não basta querer. Tem que querer muito. É preciso informação.
Ler mais